Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)
Nas prateleiras, caixas com partes do que já foram brinquedos inteiros formam o estoque do projeto Oficina da Amizade. Se em algum momento as peças foram descartadas, para as mãos que as transformam, é crucial tê-las por perto. Com elas, o que já foi deixado de lado vira um novo sorriso no Natal. Há 22 anos, quatro amigas e uma equipe de 10 colaboradores consertam brinquedos usados para doar a crianças em vulnerabilidade social nesta época. Até 10 de dezembro, é possível colaborar com a iniciativa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
“Os ajudantes do Papai Noel”, como diz a placa na entrada da oficina, começam a arrecadar em março para presentear em dezembro. No Natal passado, foram doados brinquedos para 1,3 mil crianças. Neste ano, o número está reduzido. Conforme a integrante Stella Varella Block, 63 anos, 700 crianças devem ser beneficiadas. A entrega deve ocorrer entre 10 e 15 de dezembro.
– Nós pretendemos fazer como era antes da pandemia. Nós vamos direto para as vilas mais necessitadas. Nos encaminhamos para o fundo da vila, que é a parte de maior carência. Paramos na rua, levamos uma equipe conosco para nos ajudar na organização. Chamamos as crianças e iniciamos a distribuição – detalha Stella.
“Este projeto só existe se as pessoas doarem”, lembra integrante
É na casa da integrante Stella Block que o ateliê funciona. Por lá, entram os brinquedos que precisam ser consertados e, logo em seguida, são transformados por ela e pelas aposentadas Vera Maria Flores, 76 anos, Isolda Farias, 80 anos, e Elenita Segala, 65.
- Percebemos que as pessoas que faziam campanha para a doação de Natal para as crianças eram sempre brinquedos novos, íntegros. E isto dificultava a doação de brinquedos. Também percebemos que havia uma grande quantidade de brinquedos que acabavam indo parar no lixo. Então, nós resolvemos trabalhar com este filão. O projeto só existe se as pessoas doarem.
A cada vez que um novo item chega, a equipe faz uma triagem, separa entre menino, menina e conforme idade. Depois tudo é lavado e consertado. Por fim, são perfumados e embalados. Destes processos, a voluntária Vera Maria prefere solucionar problemas.
– Nos bonecos, às vezes, a gente tem que fazer os sapatos de uma forma ou de outra. Precisa ter criatividade para criar. O negócio é improvisação e criatividade. Agradecer a Deus o talento que ele nos dá. É isso que esta oficina faz – esclarece Vera.
Já Isolda Farias se preocupa em selecionar os itens para embalar. O cuidado da aposentada é o de formar um conjunto de presentes que encantam as crianças beneficiadas.
– Tem vezes que a gente não gostou do arranjo. Aí, deixamos de lado um pouco. Montamos, procuramos outras coisas e quando vê aparece um que vai caber bem ali naquele que nós queríamos – explica Isolda.
Oficina da Amizade
- Projeto – Quatro amigas consertam brinquedos usados para doar a crianças em vulnerabilidade social no Natal. A iniciativa já existe há 22 anos. No último, 1.300 crianças foram beneficiadas com presentes
- Doações – Brinquedos para conserto. O ideal é a mãe selecione os itens junto com a(s) criança(s)
- Prazo para doações – Até 10 de dezembro
- Onde doar – Rua Antero Correa de Barros,655, ap. 602. Edifício Romênia, esquina com a Rua Venâncio Aires
- Redes sociais e contato – (55) 9935-6638 (Integrante do projeto)